sexta-feira, dezembro 21, 2007

O que é o Natal?

"A celebração do Natal de Jesus foi instituída oficialmente pelo Papa Libério, no ano 354 d.c..
Segundo estudos, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do solstício de Inverno.

Portanto, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adoptado para que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes um novo significado, e uma linguagem cristã. As alusões dos padres da igreja ao simbolismo de Cristo como "o sol de justiça" (Malaquias 4:2) e a "luz do mundo" (João 8:12) revelam a fé da Igreja n'Aquele que é Deus feito homem para nossa salvação.

As evidências confirmam que, num esforço de converter pagãos, os líderes religiosos adotaram a festa que era celebrada pelos romanos, o "nascimento do deus sol invencível" (Natalis Invictis Solis), e tentaram fazê-la parecer “cristã”. Para certas correntes místicas como o Gnosticismo, a data é perfeitamente adequada para simbolizar o Natal, por considerarem que o sol é a morada do Cristo Cósmico." - Texto da Wikipédia

Afinal as tradições pagãs continuam aí em força e com a "roupa" de cristianismo, afinal os cristãos estão a prestar culto ao deus Saturno e ao deus Mitra, portanto este Natal nada tem a haver com a mensagem de Jesus que sempre fugiu da situação de ser um deus venerado, mas dois séculos depois do seu nascimento, lá conseguiram transformá-lo num deus venerável, a quem temos que prestar culto.

Tal como o ditado popular "Em terra de cegos quem tem um olho é rei" e assim aconteceu a Jesus, logo que puderam transformaram-no num rei, num sol, num deus, num saturno, num mitra e noutras aberrações pagãs.

Desfiguraram a imagem de Jesus e amaciaram a sua mensagem, foi a sua segunda volta ao calvário e esta imagem continua aí, para alimentar os famintos de dinheiro e poder temporal, e as pessoas vão, qual rebanho que segue o seu pastor do negócio, que quando lhe dá prazer as mata e as esfola.

Sintam felizes pelo vosso nascimento, pelo vosso Natal.

P.S. - Hoje é o dia em que o número de horas de luz é menor.

terça-feira, dezembro 18, 2007

Como é que Deus fala, e a quem?

"Como é que Deus fala, e a quem?

Falo a toda a gente. A toda a hora. A questão não é saber a quem Eu falo mas sim quem é que Me ouve.

Primeiro, vamos substituir o falar por comunicar. É um termo muito melhor, muito mais abrangente, mais preciso. Quando tentamos falar um com o outro – Eu contigo, tu Comigo, ficamos imediatamente constrangidos pela incrível limitação das palavras. Por esse motivo, não comunico somente através das palavras. De facto, raramente o faço. O meio de comunicação mais habitual é através do sentimento.
O sentimento é a linguagem da alma.
Se queres saber realmente o que algo significa para ti, vê como é que te sentes em relação a isso.
Sentimentos são por vezes difíceis de descobrir – e muitas vezes ainda mais difíceis de reconhecer. Contudo, é oculta nos teus mais profundos sentimentos que se encontra a tua mais sublime verdade.
O segredo está em chegar a esses sentimentos. Mostrar-te-ei como isso se faz. Outra vez. Se o desejares."


Do livro "Conversas com Deus - Livro 1" do Neale Walsch

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Sobre o dia da Imaculada Conceição de Maria

"Pode dizer-se que hoje é o dia das mentiras da nossa Igreja católica. Como tal, é também o dia das graves ofensas à Humanidade, especialmente às mulheres. Mas também aos homens. E graves ofensas a Deus Vivo que nos criou iguais e distintos, únicos e irrepetíveis, no decurso da Evolução. Melhor, está ainda a criar iguais e distintos, únicos e irrepetíveis, no decurso da Evolução. Até atingirmos todas, todos a estatura, a maioridade, a liberdade, a responsabilidade política de Jesus. Por isso, até sermos outros Jesus, o de Nazaré, obviamente, não o eclesiástico, mais do que obsceno. Até sermos, como Jesus, Dom, Dádiva, Pão Partido/Sangue Derramado uns para os outros."

tirado do Diário Aberto do dia 8 de Dezembro de 2007 do padre Mário de Oliveira

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Lamentamos mas, este ano não vai haver presépio!!!

Lamentamos mas:

- Os Reis Magos lançaram uma OPA sobre a manjedoura e esta foi retirada do estábulo até decisão governamental ;

- Os camelos estão no governo;

- Os cordeirinhos estão tão magros e tão feios que não podem ser exibidos;

- A vaca está louca e não se segura nas patas ;

- O burro está na Escola Básica a dar aulas de substituição;

- Nossa Senhora e São José foram chamados à Escola Básica para avaliar o burro;

- A estrelinha de Belém perdeu o brilho porque o Menino Jesus não tem tempo para olhar para ela;

- O Menino Jesus está no Politeama em actividades de enriquecimento curricular e o tribunal de Coimbra ordenou a sua entrega imediata ao pai biológico;

- A ASAE fechou temporariamente o estábulo pela falta da manjedoura e, sobretudo, até serem corrigidas as péssimas condições higiénicas do estábulo, de acordo com as normas da UE .

Texto enviado por e-mail, autor desconhecido