sexta-feira, abril 20, 2007

Prisão

Eles sentaram-me à mesa do medo
No banco mesmo a seu lado
Sentia-lhe o corpo hirto
E gelado de tão perto

Sentia-lhe o cheiro podre
De tão velho
Que o medo perdeu a idade
No labirinto dos homens
E escorre pela sombra
Dos corredores

Eles sentaram-me à mesa do medo
No banco mesmo a seu lado
Ouvia-lhe a boca negra dizer-me:
“não penses, assim não sofres”

Virei a mesa do medo
É pensei
Que há mais para virar
Virei-me por dentro
Até despertar
Eles sentaram-me à mesa do medo
No banco mesmo a seu lado
Ouvia-lhe a boca negra dizer-me:
“não penses, assim não sofres”

Virei a mesa do medo
E pensei
Que há mais para virar
Virei-me por dentro
Até despertar


Poema da música "Prisão"
da Mafalda Veiga

terça-feira, abril 17, 2007

Era uma vez ...

"ERA UMA VEZ, em tempo nenhum, uma Pequena Alma. E esta Pequena Alma sabia que era a Luz, parte dos ziliões de Luzes que formam todo o Universo. Mas a Pequena Alma queria experienciar-se como a Luz.

E Deus disse que, se a Pequena Alma queria conhecer a Luz, também teria de conhecer a Escuridão. De que outra forma se pode conhecer o Alto sem o Baixo, o Quente sem o Frio, o Rápido sem o Lento?

Então a Pequena Alma compreendeu que, para saber Quem Realmente É, teria de conhecer o oposto."Esta é uma grande dádiva," disse Deus, "porque sem ela não poderíamos saber como nada é."

Então a Pequena Alma lançou-se à aventura.

E talvez seja uma aventura muito semelhante àquela que todos nós partilhamos neste planeta a que chamamos Terra."

do livro "A Pequena Alma e o Sol"
do Neale Donald Walsch

sexta-feira, abril 13, 2007

Sou doente? Ou tenho uma doença?

"Alguém diz: «Como vedes, eu estou doente, não se pode dizer ocontrário.» Mas, o que essa pessoa não sabe é que, ao afirmar assim a sua doença, reforça-a. Numa fase em que a doença só afecta uma parte do seu corpo, a pessoa identifica-se com ela, na sua cabeça permite que ela ocupe a totalidade do terreno. Então, que fazer?... Mesmo doente, mesmo moribundo, deve-se dizer: «O meu corpo está doente, é verdade, mas eu, filho de Deus, centelha divina, não posso estar doente.» E esta convicção coloca a pessoa acima da sua doença: ela não se identifica com o seu corpo, mas com o seu espírito, que vive na luz e na eternidade.

Quando se decide aplicar na sua existência esta lei da superioridade do espírito, começa-se por provocar mudanças na região do pensamento. Estas mudanças influenciam depois a região dos sentimentos, das sensações. E, finalmente, elas concretizam-se no plano físico, onde as coisas ficam claras e se organizam."

Mail recebido por mim das Edições Prosveta
www.prosveta.com
Textos das obras de Omraam Mikhaël Aïvanhov

quarta-feira, abril 11, 2007

Reflexão sobre o encontro com o Neale Donald Walsch

Aqui vai a minha resposta ao desafio lançado por um amigo:

"Como hoje é dia da espiritualidade, gostava de vos colocar duas perguntazinhas, sobre o NEALE DONALD WALSCH no CENTRO DE CONGRESSOS DO ESTORIL.
Conseguiram sonhar, pensar, perceber, entender, sentir a palavra do Neale e as suas conversas com Deus?
Neste dia da espiritualidade, qual seria a mensagem, que mais gostavam de transmitir ao Neale e as suas conversas com Deus?"


O sonho comanda a vida. O pensamento transmite o sentimento. Percepção é estarmos atentos. Entendimento é verificar o que recebemos. Sentimento é a expressão do nosso ser. O Neale é mais um humano, um humano que se ouviu a ele próprio e encontrou dentro dele uma forma de viver a sua vida com mais amplitude. A palavra do Neale transporta a visão do Neale. Conversas com Deus, quem as não tem? As conversas com Deus do Neale são do Neale, ele apenas decidiu apresentá-las em público para que nós sintamos as nossas próprias conversas que temos com Deus.

Nestes dias da espiritualidade (nova ou não), a mensagem que vou transmitir ao Neale é uma mensagem de agradecimento pela sua abertura e pela sua disponibilidade, por ter aberto o seu diário. Quantos de nós decidem fazê-lo? É fácil criticá-lo de arrogante e egoísta, o Neale é o Neale, o Luís é o Luís, a Maria é a Maria, e cada um de nós vive a sua própria experiência, ninguém vive a nossa própria experiência. Despertar é a palavra a ser usada no contacto com os outros que ainda estão a dormir o sono da ilusão nesta realidade.

Como disse, vejo o Neale como um ser humano como eu, nem mais nem menos, é um igual. Convinha que algumas pessoas que consideram o Neale, como profeta e outras coisas afins, vissem o perigo desses caminhos mentais que estão a percorrer e que reflictam sobre outras situações do passado. Pois, a seu tempo, o Neale irá fazer ou dizer algo que não está de acordo com aquelas formas míticas e místicas de ver o ser humano chamado Neale.

Com a mensagem dos livros do Neale, outros perigos se avizinham, quando se considerar que são sagrados e que temos que os seguir à risca, sem tirar nem pôr. Como o próprio Neale adverte sobre os chamados livros sagrados das religiões. Para mim, os livros apenas serviram para ir lá dentro de mim e voltar, para ver que a minha experiência é a minha experiência e não a experiência do Neale ou a experiência do Miguel. E que estas diferenças de experiência pessoal não são motivo de separação, mas sim de união e comunhão fraterno entre nós os humanos.

Somos todos UM


P.S.. - Este evento realizou no dia 4 de Abril, faz hoje uma semana.

segunda-feira, abril 09, 2007

Quem sou eu?

"Tu és um ser humano.

E o que estás a ser é decidido e escolhido por ti.

Quando és verdadeiro para com o teu próprio Eu, quando não trais o teu Eu, então, quando 'parece' que estás a 'dar', sabes que estás de facto a 'receber'.

Estás literalmente a devolver-te a ti próprio.

Não podes 'dar' verdadeiramente a outro, pela simples razão de que não existe 'outro'.

Se somos todos Um, só existes Tu.

Não é um truque, mas é magia!

E não se trata de mudar as palavras para alterar o sentido, mas de mudar percepções para alterar a experiência."

Do livro "Conversas com Deus"
Do Neale Donald Walsch

terça-feira, abril 03, 2007

A escolha de Jesus

"Ele podia ter descido da cruz, mas preferiu levantar-se do túmulo."
Frase de Santo Agostinho

Uma coisa não está dependente da outra, "ter descido da cruz", "levantar-se do túmulo".

Jesus apenas nos convida e nos diz que a Vida é eterna mesmo que nos matem o corpo, sim o corpo de Jesus foi morto e não ressuscitou, por que ele já vivia em ressurreição e foi pela ressurreição proclamada ao povo de Israel e aos outros povos, que lhe foi tirada a vida do seu corpo. Esta, sim, foi a grande escolha de Jesus, dar a vida do seu corpo, para nos dizer que nós não somos o nosso corpo, e que sempre que queremos, podemos transcendê-lo. Mais, a salvação da nossa alma está garantida desde o início dos tempos e para sempre.

A morte não existe, existe várias formas de vida, pois a Vida é eterna. O corpo morre mesmo, não há volta a dar, e também o corpo de Jesus morreu. O que se diz da ressurreição de Jesus é forçar a natureza a fazer uma coisa que não é possível.

segunda-feira, abril 02, 2007

Amizade com Deus

"A tua relação Comigo não é diferente da relação que as pessoas têm umas com as outras. As vossas interacções começam com uma conversa. Se a conversa corre bem, a amizade surge. E se esta corre bem, as pessoas envolvidas experimentarão um sentimento de Unidade - de comunhão. É exactamente o que acontece Comigo.

Antes de mais nada, temos uma conversa.

Cada pessoa vive as suas conversas com Deus à sua própria maneira - e de diferentes maneiras em diferentes momentos. Será sempre uma conversa bilateral, tal como a que temos neste momento. A conversa pode decorrer "na tua cabeça", ou no papel - ou pode ser uma conversa em que as minhas respostas são mais demoradas, alcançando-te sob a forma da próxima canção que ouves, do próximo filme que vês, da próxima conferência a que assistes, do próximo artigo que lês, ou da frase ocasional de um amigo que encontras "por acaso" na rua. A partir do momento em que compreendes que estamos em permanente diálogo, é possível avançar para uma amizade."

Do livro "Amizade com Deus"
Neale Donald Walsch