segunda-feira, novembro 27, 2006

O Sonho dos Anjos

"Para aqueles que sonham o sonho dos anjos, Eu declaro que Eu vos vou ajudar a criar esse sonho, e torná-lo em realidade."

As Novas Revelações
Neale Donald Walsch

terça-feira, novembro 21, 2006

"A Verdadeira Coragem Humana" segundo Agostinho da Silva

"Se estás disposto a nunca usar da violência, e sempre resistindo, torna-te forte de corpo e de alma; é a mais difícil de todas as atitudes; exige a constante vigilância de todos os movimentos do espírito, o domínio completo de todos os impulsos dos nervos e dos músculos rebeldes; a agressão é fácil contra o medo e também a primeira solução; para que, em todos os instantes, a possas pôr de lado e substituí-la pela tranquila recusa, não te deves fiar nos improvisos; a armadura de que te revestes nos momentos de crise é forjada dia a dia e antes deles; faz-se de meditação e de ginástica, de pensamento definido e preciso e de perfeitos comandos; quando menos se prevê surge o instante da decisão; rápida e firme, sem emoções ou sufocando-as, tem que trabalhar a máquina formada.

Que trabalhar, sobretudo, humanamente; a visão do autómato é a pior de todas para os amigos do espírito; não serão teus elementos nem a secura, nem a estóica dureza, nem o ar superior, nem as cortantes palavras; requere-se no inabalável a humanidade, o sorriso afectuoso, a íntima bondade, a desportiva calma, amiga do adversário, de quem joga um bom jogo; sozinho guardarás as lutas interiores que tens de suportar, a batalha contínua para impores o silêncio aos instintos de ataque e da vingança; será tua boa auxiliar a pele dura e uma carne que, domada, suporte, sem revolta, as provações e os trabalhos; o óleo do ginásio ajuda Marco Aurélio; quem se adivinha senhor de si melhor resistirá sem violência a tudo o que inventou a real fraqueza do contrário; e só tem que se guardar dos perigos da altivez e do desprezo."

Agostinho da Silva, in 'Considerações e Outros Textos'

quinta-feira, novembro 16, 2006

Estados do Ego


Na figura estão representados os órgãos psíquicos, os quais se manifestam fenomenologicamente e operacionalmente através dos três estados de Ego correspondentes, que são eles Pai, Adulto e Criança. Os Estados do Ego são manifestações dos órgãos psíquicos, podendo compreendê-los da seguinte forma:
Estado de Ego Pai - Manifestação da Exteropsiquê
Estado de Ego Adulto - Manifestação da Neopsiquê
Estado de Ego Criança - Manifestação da Arqueopsiquê



O Estado de Ego Pai é o reservatório de normas e valores, de conceitos e modelos de conduta, surge no indivíduo por volta dos 3 anos de idade e suas principais fontes são os pais, (ou substitutos) e outros familiares e pessoas que convivam com a criança e tenham uma figura de autoridade e importância na vida dela. Está sujeito a influências culturais e impões à pessoa ações, regras e programas de conduta.

O Estado de Ego Adulto é a parte da personalidade do indivíduo que recebe informações de fora para dentro, as analisa, as compara e toma decisões baseado no seu banco de dados. É a parte racional do ser humano, que adquire conceitos pensados da vida desprovidos de influências sentimentais. Seria segundo Kertész(1985), o hemisfério esquerdo do cérebro, nos destros. Sua função básica é trabalhar, estudar e operacionar.

O Estado de Ego Criança surge logo que se nasce. É o primeiro Estado de Ego a emergir no ser humano e representa as emoções básicas como alegria, amor, prazer, tristeza, raiva e medo. Esta é a parte mais autêntica do ser humano e também a mais reprimida pela educação. Segundo Kertész(1985) representada pelo hemisfério direito do cérebro dos destros, hemisfério esse que processa os sonhos, as imagens, estimulado quando se usa a criatividade e a arte.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Análise_Transacional"

quarta-feira, novembro 08, 2006

Frases avulsas de Agostinho da Silva

"A nossa mente olha o Eterno e o faz Tempo"

"A nossa mente olha o Vazio e o faz Espaço"

"Um dia serás do Espírito Santo e continuarás a ser cristão como sendo cristão continuaste a ser pagão: divino e humano te vejo e quero"

"Chamo liberdade à minha ignorância do destino; e destino ao meu ignorar da liberdade"

"Falar já vem do céu: o que se ganha, ao nascer, é voz"

"Boa leitura é aquela que leia o que não há entre página e página da mesma folha"

quarta-feira, novembro 01, 2006

Eu amo-me logo amo-te

Ensinaram-nos que devemos nos esquecer de nós a favor dos outros, por que assim podemos amar como Jesus nos amou, mais, devemos odiar o nosso corpo e a nossa mente, pois são fonte de pecado, e de possível condenação.


Amarmo-nos, tira a necessidade de termos alguém para nós amarmos, sentimos que nos bastamos a nós próprios, e assim acontece, e é bem possível que nos chamem egoístas, essas pessoas têm toda a razão, eu sou egoísta quando me amo, mas não sou egocêntrico.


Somos um perigo para sociedade actual, quando dizemos que nos amamos, por que deixamos de ter tantas necessidades, e hoje tudo funciona na base da necessidade, mesmo no amor. Dizem “tens que amar alguém para seres feliz”, e eu digo “Eu amo-me e sou feliz”, e replicam-me “então és um egoísta que só pensas em ti mesmo”, e afirmo “sim, sou um egoísta muito feliz.”.


Eu amo-me logo amo-te. Eu sou o meu ser amoroso, este meu ser amoroso é alargado aos outros que fazem parte do Ser Global, no encontro com os outros seres, eu encontro no seu amor o meu amor por mim e pelos outros. Se eu não me amar, andarei para sempre à procura de quem me ame, e esse alguém nunca me amará como eu poderia amar-me.


Eu amo toda a criação, amando de formas diferentes cada uma das criações. Claro que eu estou incluído nessa criação, por isso me amo de uma forma única que não se repete com outros seres, por mais que eu me esforce. A questão para mim não é, se eu amo ou não amo certa pessoa, mas sim, qual é forma que eu a vou amar. Amem-se e serão amados.


AMOR/DEUS/VIDA